Curso de Espanhol da UBA: como funciona, preço, inscrições

Tempo de leitura: 7 minutos

25 1024x576 - Curso de Espanhol da UBA: como funciona, preço, inscrições


Se é seu interesse realizar um curso de espanhol da UBA – Universidade de Buenos Aires para se certificar com algum diploma de espanhol da universidade para então ingressar no CBC – Ciclo Básico Comum saiba que é possível! A UBA conta com um laboratório de idiomas onde é aplicado diversos cursos de variados idiomas para estrangeiros, totalizando ao todo 14 cursos de idiomas, sendo eles: Alemán, Chino, Coreano, Espanhol, Francés, Guaraní, Inglés, Italiano, Japonén, Lengua de señas argentina, Mapuche, Portugués, Quichua e Ruso.

No entanto existe somente uma modalidade de ensino para quem deseja estudar espanhol na UBA, que seria a modalidade presencial, mas, se sua nacionalidade é brasileira e seu objetivo for somente aprender espanhol e possuir o certificado para apresentá-lo no dia da matrícula do CBC, talvez fazer o curso de espanhol na UBA não seja a melhor opção para você! Entenda:

O curso é gratuito e tem duração de 6 meses podendo se estender um pouco mais caso ocorra alguma mudança na pauta do conselho superior da universidade. Por mas que o curso seja gratuito você teria que arcar com todas as despesas como se já estivesse realizando seu intercâmbio educacional. E o custo de vida médio de um estudante em Buenos Aires é de R$ 2.800,00 a 3.500,00 por mês, se você multiplicar o valor mínimo por 6 meses referente ao tempo de duração do curso, seu investimento seria de aproximadamente R$ 16.800,00. Ou seja, não vale a pena na minha opinião.

No entanto, veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre os curso de espanhol da UBA e quais outras opções você tem para conseguir se certificar através de outros certificados de espanhol aceitos pela UBA ainda estando no Brasil.

Outras opções de certificados aceitos pela UBA

Diversos brasileiros buscam estudar no exterior e alguns decidem ir para os países vizinhos do Brasil, como a Argentina, por exemplo. Isso porque a familiaridade das culturas, a proximidade dos países e a pequena semelhança dos idiomas são grandes atrativos comparados a ida para outros continentes.

Assim, a Argentina se torna o país mais visado pelos estudantes que buscam a América do Sul, principalmente por aqueles que desejam cursar Medicina. Já que no Brasil essas faculdades custam muito caro no setor privado e no público são muito concorridas e com poucas vagas. E também pela Argentina possuir uma entrada mais facilidade de estrangeiros do Mercosul.

No entanto a maioria dessas instituições de nível superior exigem o *certificado de espanhol nível intermediário* para ingressar em na carreira acadêmica. Esses certificados são: Siele (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española), Celu (Certificado de Español Lengua y Uso) e o Cei (Certificado de Espanhol Intermediário) da Universidade de Buenos Aires. Esses certificados nada mais são que a comprovação de proficiência do Espanhol. Quem conquista esse certificado intermediário consegue ingressar na Universidade de Buenos Aires ou em qualquer outra que aceite esses certificados.

Mas por que isso? Essa regra se dá devido a Resolução do Conselho Superior da UBA – 1197/2018 ARTIGO 35. Essa resolução diz:

“Todos os estudantes cujo formação escolar provém de uma instituição localizada em um país de língua não espanhola deve ter um nível mínimo de conhecimento e uso do equivalente em Espanhol ao nível B2 do Quadro Comum de Referência Europeu (MRCE). O requerente deve comprovar o nível de Espanhol exigido através de qualquer uma das certificações concedidas pela Universidade de Buenos Aires que são: CEI (Certificado de Español Intermedio), CELU (Certificado de Español Lengua y Uso), SIELE (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española)”.

Saiba quais são os cursos de Espanhol para estrangeiros oferecido pela UBA

Existem 3 níveis de avaliação da exame de proficiência da UBA após a realização do curso de Espanhol para estrangeiros. Sendo eles:

ceb - Curso de Espanhol da UBA: como funciona, preço, inscrições
  • O CEB (Certificado de Español Básico), que é o nível básico em que o aluno é categorizado caso consiga apenas essa pontuação na avaliação. Esse CEB não possui a garantia de acesso as instituições, mas ele já garante valor aqueles que buscam algum certificado para o mercado de trabalho ou outras possíveis comprovações.
cei - Curso de Espanhol da UBA: como funciona, preço, inscrições
  • O CEI (Certificado de Español Intermedio), que é o mais buscado da UBA já que é ele que garante a entrada nas instituições de ensino superior como comprovação de proficiência no idioma Espanhol. Esse atesta que o aluno possui capacidade intermediária como nivelação de compreensão.
cea - Curso de Espanhol da UBA: como funciona, preço, inscrições
  • O CEA (Certificado de Español Avanzado), que é o nível máximo de capacitação do idioma Espanhol. Atestando que o aluno possui total compreensão da língua e está enquadrado no nível máximo.

O CEB, CEI e CEA são certificados que tem como objetivo de avaliar sua capacidade de falar, entender e escrever o idioma Espanhol e se recebe após cerca de sete ou quinze duas após a realização do exame. Esses exame foram desenvolvidos pela Faculdade de Filosofia e Letras da UBA que criou 03 modalidades de níveis para essas avaliações, sendo os níveis citados acima.

Quanto custa o exame?

Saiba que para se inscrever há diversas datas durante o ano e a inscrição só é computada e aceita após o pagamento da taxa que é de $1700,00 (confira a cotação atual).

Você pode saber muitas outras informações como as datas, a localidade, resultados e os horários das aplicações das provas pelo próprio site oficial da Faculdade de Filosofia e Letra da UBA onde você encontrará maiores detalhes e também poderá realizar sua inscrição para realizar seu exame CEI.

Onde e o que estudar para realizar os exames estando ainda no Brasil?

Saiba que o iAEO – Instituto Aprender Espanhol Online oferece o curso 100% online e totalmente dinâmico que usa de recursos como aulas ao vivo com professores nativos em grupo que ficam disponíveis 12 horas por dia e proporcionam interação em tempo real com professores e alunos. Essas aulas começam às 09:00am e vão até às 22:00 pm e você pode fazer uma, duas ou quantas aulas quiser no mesmo dia.

Visando levar aos estudantes um conteúdo inovador o Instituto Aprender Espanhol Online oferece total qualidade e responsabilidade para com os estudantes, e para isso a iAEO possui uma plataforma que contém mais de 200 videoaulas, materiais complementares e quizzes para testar grau de conhecimento dos estudantes.

E para manter-se sempre renovado o curso é atualizado com novas videoaulas e exercícios todos os meses, tornando-se assim o curso que possui a plataforma mais completa do Brasil.

Além de oferecer 4 módulos especiais dentro do curso que prepara o aluno para os exames do CEI, SIELE, CELU e DELE que busca alcançar a fluência no espanhol e aprovar os estudantes em um dos exames de proficiência mais renomados do Brasil.

Contando com uma equipe de professores nativos e bilíngues para que haja a melhor vivência da língua espanhola. Levando facilidade, praticidade e autonomia aos estudantes, é possível realizar o curso de onde estiverem e no tempo que tiverem disponíveis para realizá-lo, sem prazos e cobranças.

[…] bom, se é seu interesse aprovar em um dos exames aceitos pela UBA estando ainda no Brasil e assim iniciar se intercâmbio com seu certificado em mãos preencha o Formulário a seguir para que um colaborador do instituto lhe forneça mais informações sobre o curso de espanhol, assim como diferenciais, valores e formas de pagamento.

1 comentário


  1. Sou a Talita Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *