Exame DELE: o certificado oficial de proficiência em Espanhol

Tempo de leitura: 8 minutos

dele espanhol 3 - Exame DELE: o certificado oficial de proficiência em Espanhol
DELE: Diplomas de Español como Lengua Estranjera

Se você deseja ser aprovado no Exame DELE- Diplomas de Espanhol de Língua Estrangeira, que é o certificado oficial que comprova a proficiência no idioma espanhol de pessoas estrangeiras.

Independente do intuito da sua realização, seja no âmbito estudantil ou business. Veja agora tudo o que precisa saber sobre o exame DELE e o que você pode fazer para ser aprovado e conquistar esse certificado.

Veja o que é o exame DELE

A sigla “DELE” possui o significado de “Diplomas de Espanhol de Língua Estrangeira“, pois são vários exames que se podem ser feitos para obter diferentes certificados que remetem a tipos diferentes de funções que no final independente de qual for o objetivo do seu certificado, todos eles são métodos de avaliação que certificam com títulos de diferentes os níveis de capacitação daqueles que possuem proficiência no idioma espanhol.

Vinculo com Instituto Cervantes

dele e cervantes 2 - Exame DELE: o certificado oficial de proficiência em Espanhol
Vínculo entre Dele – Cervantes

Os diplomas DELE são realizados pelo Instituto Cervantes que aplica as exames e avalia os indivíduos que as realizam pelo grau de competência e domínio do idioma espanhol. Dessa forma se é dado o certificado para aqueles que possuem comprovadamente a proficiência na língua, conseguindo assim o reconhecimento internacional da sua capacidade.

O Instituto Cervantes que é a instituição que realiza as avaliações desses certificados e o “Exame Dele” possuem essa parceria desde o ano de 1991, em nome do Ministério da Educação da Espanha, concedendo diplomas de diferentes graus aos estrangeiros que desejam comprovar sua proficiência no idioma. E a instituição possui sedes representativas também pelo Brasil.

O Exames Dele são mais reconhecido no âmbito corporativo sendo uma das maiores referência de grandes empresa multinacionais, porém não deixa de ter seu valor no âmbito educacional, sendo reconhecida maioria das universidades da America Latina e varias outras ao redor do mundo.

desde 2013 os “diplomas Dele” tem ganhado mais ênfase no âmbito educacional, principalmente ao público que deseja realizar um intercambio educacional em alguma universidade da America Latina, em destaque na Argentina ser um país próximo ao Brasil, com mais facilidade de entrada e com algumas das melhores instituições de ensino superior públicas que oferecem diversas vagas para estrangeiros, em seus infinitos cursos.

E um dos requisitos que pedem essas instituições de ensino na hora da matrícula é um certificado de Espanhol, sendo então o exame DELE o mais elegido por possuir um maior reconhecimento e alcance no mundo perante sua validação.

Classificação dos níveis de proficiência “Dele”

Como dito o DELE oferece a possibilidade de realizar diversos exames/certificados sendo ao todo 06 diplomas diferentes que correspondem aos níveis de competência linguística. E isso é estabelecido no Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas. Sendo eles: A1, A2, B1, B2, C1 e C2. Onde cada um desses níveis possuem um objetivo e suas diferenciações. Veja agora um pouco sobre cada um deles:

Dele A1

Esse é o diploma que certifica o nível de competência básica para compreender e utilizar expressões cotidianas da língua espanhola. Você pode realizar o exame apenas para conquistar esse diploma, assim você fará duas etapas de avaliação. Na primeira o foco é em compreensão de leitura e expressão e interação escrita e na segunda em compreensão auditiva e expressão e interação oral.

Dele A2

Esse é o diploma que certifica o nível em que o indivíduo consegue compreender frases e expressões cotidianas de uso frequente. Sendo então um pouco acima do básico, mas ainda trivial. Você pode realizar o exame apenas para conquistar esse diploma, assim você fará duas etapas de avaliação. Sendo também a primeira focada em compreensão de leitura e expressão e interação escrita e a segunda em compreensão auditiva e expressão e interação oral.

Dele B1

Esse é o diploma que certifica o nível em que o indivíduo atingiu um nível mediano de espanhol, sendo assim acima da categoria de iniciante. Comprova assim que está capacitado e tem competência linguística para compreender textos orais e escritos. Você pode realizar o exame apenas para conquistar esse diploma assim como os outros e para isso você fará duas etapas de avaliação. A primeira avalia a compreensão de leitura e expressão e interação escrita e a segunda avalia compreensão auditiva e expressão e interação oral.

Dele B2

Esse é o diploma que certifica que o indivíduo possui um nível intermediário avançado que o permite se expressar e interagir com desenvoltura. Você pode realizar o exame apenas para conquistar esse diploma, assim você fará duas etapas de avaliação. Sendo também avaliadas a compreensão de leitura e expressão e interação escrita e a compreensão auditiva e expressão e interação oral.

Dele C1

Esse é o diploma que certifica que o indivíduo possui um nível avançado na língua espanhola e fala de forma fluente. Assim como consegue compreender todo o âmbito linguístico do idioma no quesito interpretação e dissertação de forma fluída. Você pode realizar o exame apenas para conquistar esse diploma, então você fará quatro etapas de avaliação. Então, novamente avaliando os quesitos de compreensão de leitura e expressão e interação escrita e compreensão auditiva e expressão e interação oral.

Dele C2

Esse é o diploma de comprova a competência linguística do indivíduo de nível de Maestria. Alcançar esse nível comprova a total capacitação referente a língua espanhola, sendo o nível máximo que indica total capacidade e proficiência no idioma espanhol. Você pode realizar o exame apenas para conquistar esse diploma assim como todos os outros, assim você fará três etapas de avaliação. Avaliando então a compreensão de leitura e expressão e interação escrita e a compreensão auditiva e expressão e interação oral.

Esses são os certificados possíveis do exame DELE, basta você escolher qual que se encaixa melhor nas suas necessidades e se informar sobre a inscrição pelo site oficial do DELE/Cervantes. Após essa inscrição você receberá as informações de local de prova, horário e tudo mais por e-mail. Veja mais detalhes sobre o exame DELE, clicando aqui.

Como e onde se preparar para os exames?

instituto iaeo - Exame DELE: o certificado oficial de proficiência em Espanhol
Instituto Aprender Espanhol Online

Se você deseja se preparar para obter o melhor resultado nos “diplomas Dele” e ainda não sabe por onde e como começar, não se preocupe! Está aqui a melhor escola de espanhol online da America Latina para você alcançar a fluência no espanhol, o iAEO – Instituto Aprender Espanhol Online oferece uma proposta acadêmica de mergulhar fundo.

Sendo 12 horas de aulas ao vivo por dia com professores nativos da Argentina e uma plataforma digital que oferece acesso ilimitado a materiais audiovisuais que fazem referência a mais de 200 videoaulas exclusivas que referentes aos níveis básico, intermediário e avançado. O iAEO oferece aos alunos total liberdade de realizar quantas horas de curso quiser ou puder, nada de horários obrigatórios e quantidade de vezes por semana.

As aulas ao vivo ocorrem diariamente através de uma plataforma inovadora que utilizamos para entregar essa experiência de 12 horas de aulas ao vivo por dia com professores nativos da Argentina. Tudo isso para facilitar e garantir maior qualidade ao estudantes. As aulas ao vivo começam às 9:00 da manhã e terminam somente às 22:00 da noite, são aulas interativas e em grupo onde é possível interagir com professores e alunos.

Portanto, se garanta para ir começar trilhar seu sonho e comece a estudar Espanhol agora. Para saber mais informações do curso e como matricular preencha o formulário abaixo para que um dos nossos colaborados entre em contato com você passando os detalhes de como você pode começar ainda hoje seu curso de Espanhol online.

Referências e fontes confiáveis:

  1. https://www.dele.org/
  2. https://examenes.cervantes.es/es/dele/que-es
  3. https://aprenderespanholonline.com.br/

6 Comentários


  1. Excelente artigo! Estamos criando um link para este artigo excelente em nosso site de intercâmbio! Obrigado

    Responder

  2. Obrigado por compartilhar esse conteúdo, vou precisar do DELE para fins de trabalho e intercâmbio profissional. Esse post me ajudou muito. Já estou em contato com você, quero me inscrever no curso.

    Responder

  3. Olá! Eu simplesmente gostaria de dar um grande sinal de positivo pelas boas informações que você pode ter aqui neste post. Voltarei ao seu blog para mais informações em breve. Vou fazer o exame em breve es estou me preparando com vocês. O conteúdo é sensacional! Obrigado

    Responder

  4. Me recomendaram o trabalho de vocês para que eu pudesse aprender o idioma e aprovar nesse exame. Acabo de me inscrever na lista de vocês para receber mais informações de como posso começar meu preparo, muito obrigada!

    Responder

  5. Estou muito interessada em fazer o exame do Dele. Até hoje eu não sabia por onde começar, mas agora já tenho um norte! Muito obrigada! De qualquer forma, mantenha uma boa qualidade de escrita, é raro ver um blog legal como este hoje em dia. Elianora

    Responder

  6. Aqui é a Mônica Souza, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *