CEI – Certificado de Español Intermedio para Extranjeros

Tempo de leitura: 5 minutos

CEI – Certificado de Español Intermedio 

O CEI – Certificado de Espanhol Intermediário ou em (Castellano Certificado de Español Intermedio) é um exame criado pela Universidade de Buenos Aires para estrangeiros que precisam de uma certificação de seu domínio para ingressar no CBC – Cloco Básico Comum, considerado o primeiro ano de qualquer carreira acadêmica oferecida pela própria universidade, que também ser para o âmbito profissional.

Por se tratar de um exame da Faculdade de Filosofia e Letras da UBA, torna-se inviável para pessoas que desejam somente obter um certificado de proficiência para âmbito profissional, pois o exame é aplicado somente no Laboratório de Idiomas da UBA, na Argentina, contando com algumas exceções em localidades próximas, se tornando uma das opções para quem deseja ingressar na Universidade.

Outros certificados de espanhol também são aceitos pela universidade, como por exemplo: Siele (servicio internacional de evaluación de la lengua española) e o Celu (Certificado de Español Lengua y Uso).

Como se inscrever

Para se inscrever é muito simples, basta preencher um formulário disponibilizado no site oficial da Faculdade de Filosofia e Letras da UBA universidade e realizar sua inscrição.

NOTA: Esse exame acontece algumas vezes no ano, nesse caso se faz necessário se informar no link acima sobre quando acontecerá os próximos eventos.

Vale ressaltar também que existem duas maneiras de se inscrever no Cei, presencialmente ou online. Caso você já esteja aqui em Buenos Aires, basta se dirigir a sede no endereço  25 de Mayo 221, CABA com uma xérox do seu documento de Identidade (RG), documento nacional de Identificação (DNI) ou passaporte e preencher um formulário para se cadastrar. Após efetuar o pagamento e enviar o comprovante para certificaciones.ele@filo.uba.ar sua vaga estará garantida para fazer a prova.

No dia do exame, você precisará se apresentar com o mesmo documento de identidade que você digitou no formulário, esse número será o que aparece no seu certificado.

Conteúdo da Prova

O conteúdo que estamos disponibilizando engloba exatamente todo conteúdo do exame e você também encontra essas mesmas informações no site oficial da UBA.

Na dia da prova você encontrará as seguintes questões:

1. El examen escrito. Generalidades.
2. Primera parte: Comprensión auditiva (Actividad)
3. Segunda parte: Comprensión lectora (Actividad)
4. Tercera parte: Producción escrita (Actividad)
5. El examen oral

Ficou curioso para saber mais sobre o exame? Ok! A seguir disponibilizo nosso E-book informativo que descreve exatamente tudo sobre o Cei – Certificado de Español Intermedio além de conter modelos de prova do exame.

Sem T%C3%ADtulo 5 - CEI - Certificado de Español Intermedio para Extranjeros

Local da Prova

Local da prova em Buenos Aires

Puan 480, Ciudad de Buenos Aires (Basta clicar no MAPA para se localizar)

Como e onde se preparar para fazer o exames?

Se você está iniciando sua busca de informações sobre como e onde se preparar preste bem atenção no que vou dizer para você não iniciar de forma errada.

Logo no início quando a UBA lançou nota oficial dizendo que seria preciso apresentar o certificado de espanhol intermediário para ingressar no CBC – Ciclo Básico Comum, automaticamente centenas de estrangeiros incluindo a maior parte brasileiros tiveram que fazer esse exame na Faculdade de Filosofia e Letra da UBA obrigatoriamente para efetivarem suas matrículas na universidade, e nós estávamos lá naquele dia registrando o fato, pois tínhamos alunos do iAEO – Instituto Aprender Espanhol Online que fariam o exame naquele dia. Mas aonde eu quero chegar falando isso?

Resumindo, mais que metade das pessoas que fizeram o exame reprovaram, foram mais de 700 pessoas naquele dia. Veja em nosso vídeo a seguir.

Por isso não subestime o exame do Cei – Certificado de Español Intermedio e nenhum outro exames, pois foram desenhado por profissionais da área da educação para exigir o máximo do seu conhecimento, e tenha certeza que para conquistá-lo você precisará estar preparado.

Para você entender melhor saiba que esses exames estão fundamentados no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas – CEFR , um padrão reconhecido internacionalmente para descrever a proficiência em um idioma. Para saber mais sobre o assunto clique aqui.

Onde se preparar para o exame?

A UBA – Universidade de Buenos Aires recomenda que os candidatos que se preparem através de uma escola de idiomas especializada no ensino do espanhol e que utilize como regra o (Cuadro Comum Europeu de Referencias para las Lenguas). Desse modo você está preparado para ser avaliado nas 4 modalidades do idioma, parte oral, parte escrita, compreensão de leitura e compreensão auditiva.

Se é seu interesse aprender espanhol e começar a se preparar para um dos exames de espanhol aceitos pela Universidade de Buenos Aires quero te fazer um convite para conhecer nosso parceiro líder no ensino de educação a distância, o Instituto Aprender Espanhol Online que segue como referência o (Cuadro Comum Europeu de Referencias para las Lenguas) e que possui a maior estrutura acadêmica no ensino do espanhol.

Preencha o Formulário a seguir para receber mais informações de seus colaboradores sobre o curso de espanhol assim como como funciona sua metodologia, diferenciais e valores.

Deixe-nos um comentário abaixo dizendo se minhas informações te ajudou e compartilhe com seus amigos nas redes sociais, tenho certeza que um dia eles entrarão em contato com você agradecendo sua ajuda!

Um forte abraço e até o próximo artigo.

Fontes de informações

http://www.idiomas.filo.uba.ar/

http://www.idiomas.filo.uba.ar/webfm_send/804

2 Comentários


  1. As duas fases da prova são no mesmo dia?
    Vou fazer o exame dia 13 de setembro de 2019 e preciso saber se a oral é na mesma data para poder comprar minhas passagens sem problemas.

    Responder

    1. Não, a modalidade oral é feita em uma outra data, porém não tão distante! Coisa de 4 ou 5 dias depois! Mas vale a pena ressaltar pois essa informação pode ser alterada por se tratar de informações internar na universidade.
      Espero te ajudado! Obrigado por estar conosco.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *