Saiba como se preparar para obter o certificado siele

Tempo de leitura: 6 minutos

Certificado siele - Saiba como se preparar para aprovar

Estrangeiros que desejam iniciar um intercâmbio educacional na Argentina precisarão apresentar um certificado siele, cei, celu e dele comprovando competência no intermediário b2 para ingressar na carreira acadêmica desejada.

Com tudo, resolvi criar esse artigo com a finalidade de ajudar você a entender de uma forma geral como funciona o exame e como você pode utilizar as principais técnicas de aplicação para ter um melhor proveito de tempo para fazer e refazer o exame. Entenda o quais os aspectos que vamos abordar nesse artigo: Estrutura do exame; Método de avaliação, e técnicas especiais para realização do exame. Vamos começar?

Estrutura do exame do Siele

Conhecer a estrutura do exame é a base principal para você iniciar seus estudos e conseguir aprovar com bons resultados. Vamos ver!

O Siele certifica o grau de proficiência na língua espanhola através de 4 (quatro) testes: Compreensão de leitura, compreensão auditiva, expressão e interação escrita e expressão e interação oral. Com essa informação, você já sabe que precisa dominar essas quatro modalidades. Pois, no seu certificado siele constará os níveis adquiridos para cada teste. E dependendo da finalidade pelo qual você precisa do certificado siele, você precisará alcançar os níveis de proficiência requerido nas quatro modalidades que mencionamos acima,compreensão de leitura, compreensão auditiva, expressão e interação escrita e expressão e interação oral.

“Comenta nos comentários abaixo dizendo o motivo pelo qual você precisa do certificado siele”.

Antes de dar continuidade, separei o depoimento de um de nossos alunos que realizou o exame do siele. Ele afirma com palavras isso que estamos analisando aqui. Assista com atenção!

“A maioria de nossos alunos buscam o certificado siele com o objetivo de ingressar nas principais universidades da Argentina, entre elas: UBA- Universidade de Buenos Aires, Universidade Nacional de La Plata e UNR- Universidade Nacional de Rosário.”

Vamos lá! Voltando ao assunto da estrutura, você terá um limite de tempo para realizar cada modalidade, e se você não souber como se comportar nesse momento, certamente você não conseguirá obter o resultado desejado. Quando digo “como se comportar“, quero dizer que você precisará conhecer técnicas de aplicação para fazer o exame dentro do tempo, pois o tempo proporcionado é bem curto, cerca de 2 horas mais ou menos. Não pense que é muito tempo, pois o exame é dividido em 4 modalidades. Mas fique tranquilo, vamos falar um pouco mais sobre isso pela frente.

O exame é feito de forma eletrônica, porém a parte de “expressão e interação oral” é feita na presença de dois avaliadores, isso mesmo! Você terá que conversar com um deles, entender e ser entendido por ele naquele dado momento.

Não desconsidere as outras modalidades do exame achando que parte da expressão e interação oral seja a mais importante, pois, a verdade é que todas possuem o mesmo valor. Se lembra que comentei que no seu certificado siele constará os níveis de cada modalidade? Pois é, porque por mais que você alcance digamos que o nível C1 na parte oral e A2 na parte escrita não adiantará nada dependendo da finalidade pelo qual você precisa do certificado siele.

Se você necessita do certificado siele para apresentar nas universidades da Argentina você terá que aprovar com o nível b2 em todas as modalidades.

Aparte da expressão e interação oral é simples, na maioria das vezes a conversação surge a partir de um determinado tema, e a intenção é que você o domine, mas você não é obrigado a dominar o tema proposto, no entanto você é obrigado a mostrar que independentemente de dominar o tema ou não você sabe ao menos levar a conversa para outro assunto e desenvolver um diálogo. “Um dica de ouro e mostrar paixão pelo idioma”.

Método de avaliação

Esse é um passo importante para você entender não somente como funciona o método, mas também para que você esteja ciente do quão preparado você precisará estar para obter o certificado siele desejado.

O Siele utiliza como referencia o Marco Común Europeo de Referencia para Línguas (MCER). Entenda melhor conhecendo a tabela utilizada para nivelar o conhecimento do aluno clicando aqui nesse link.

Por exemplo: Para você aprovar e obter o certificado siele nível b2 você precisa ter todo conhecimento descrito na tabela utilizada para testar o nível de conhecimento do aluno, por isso que disponibilizei o link acima para você analisar.

Sabendo disso, você precisa realmente estar preparado para fazer esse exame, entenda que o siele está seriamente comprometido em exigir o máximo do seu conhecimento e eles não te darão nenhuma “colher de chá”, como dizemos quando queremos dizer que não terá moleza.

“Não se esqueça de deixar seu comentário abaixo, dizendo o motivo pelo qual você precisa do certificado siele e também se você já fez esse exame compartilha sua experiência com a gente”.

bom.. agora que você já sabe como é a estrutura do exame e o método de avaliação, somente resta saber algumas técnicas importantes para aplicar no momento do exame. Vamos lá!

Técnicas especiais 

Primeiramente você precisa ter segurança de que estás preparado para o exame, não adianta tentar a sorte porque vai ser dinheiro e tempo jogado fora! Estando preparado basta relaxar e ter calma no momento do exame pois umas das coisas que os avaliadores observam muito é autoconfiança do avaliado. Se você estiver autoconfiante e mostrar isso a eles você já ganhou um ponto ali.

-> Primeira técnica, passe por uma imersão de 4 horas no idioma antes de fazer o exame, não fale de jeito nenhum seu idioma materno.

->Segunda técnica, na modalidade de expressão e interação oral procure falar da sua vida, pois você terá bastante conteúdo para falar e não comprometerá seu conhecimento.

-> Terceira técnica, na modalidade de compreensão de leitura, busque ler as respostas antes de escutar o áudio proposto, isso te ajudar a identificar a resposta no momento em que estiver escutando o áudio, e com isso você ganhará mais tempo e terá tempo para revisar.

A mesma técnica se aplica para a modalidade de expressão e interação escrita.

Essas são umas das 3 principais técnicas que você poderá utilizar no momento do exame e que também recomendamos aos nossos alunos do Instituto Aprender Espanhol Online. Esperamos que sirva para você também caso esteja pensando em realizar esse exame para obter o certificado siele.

Espero muito que eu tenha te ajudado de alguma maneira escrevendo esse artigo.

Não se esqueça de deixar seu comentário abaixo, dizendo o motivo pelo qual você precisa do certificado siele e também se você já fez esse exame! compartilha um pouco com todos, vamos montar uma comunidade aqui em baixo nos comentários“.

Visite nossa site oficial para conhecer o Instituto Aprender Espanhol Online e quem sabe tomar a decisão começar ainda hoje a se preparar juntamente com nossos alunos e equipe de professores.

Um abraço,

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.