CBC – Ciclo Básico Comum da Universidade de Buenos Aires

Tempo de leitura: 6 minutos

banner1 1024x243 - CBC - Ciclo Básico Comum da Universidade de Buenos Aires

Se você deseja estudar na UBA – Universidade de Buenos Aires certamente já descobriu que precisará passar pelo CBC – Ciclo Básico Comum, acredito que seja por isso que você está aqui. Nesse artigo me comprometo com você em explicar como funciona; seus objetivos; como ingressar e o qual o primeiro passo você deve dar antes de qualquer outro. Vamos lá!

O que é o CBC – Ciclo Básico Comum?

Para entender de modo claro e não gerar dúvidas quanto ao significado do CBC – Ciclo Básico Comum saiba antes que a UBA – Universidade de Buenos Aires utiliza a palavra “Ciclo” para determinar ano letivo do aluno. Por exemplo: A carreira de Medicina dura 07 (Sete anos) e está dividida em 4 ciclos, cada um tem objetivos bem definidos.

1 – CICLO BÁSICO COMUM
2 – CICLO BIOMEDICO
3 – CICLO CLÍNICO
4 -INTERNATO ANUAL ROTATÓRIO

Com tudo podemos concluir que o CBC – Ciclo Básico Comum constitui o primeiro ciclo dos estudantes universitários e possui o intuito de desenvolver pensamento crítico, consolidar metodologias de aprendizado e contribuir para o treinamento ético, cívico e democrático.

Na UBA a única pessoa que pode te eliminar é você mesmo, caso desista! Nesse sistema você não compete por uma vaga, a vaga já é sua no momento em que você realizar a sua inscrição. Caso você não aprove uma matéria, basta refazer-la, você nunca perde as matérias que você já aprovou, não aprovou, faz de novo até aprovar todas matérias.

Os 7 objetivos específicos do CBC

  1. Fazer com que você consolide seus conhecimentos e habilidades no uso de diferentes idiomas e no manuseio de informações.
  2. orientar-lo para uma escolha de carreira apropriada, de um ponto de vista pessoal e para uma futura colocação profissional relacionada à comunidade.
  3. Fazer com você assuma a responsabilidade de aprender, a fim de iniciar o ensino universitário permanente.
  4. Tomar-lo consciente do trabalho em grupo e interdisciplinar.
  5. Fazer com você inicie seus estudos com base nos conceitos científicos de várias disciplinas e interpretar seus fundamentos filosóficos, epistemológicos e metodológicos de modo científico.
  6. Fazer com você adquira uma visão interdisciplinar sobre as diferentes áreas do conhecimento.
  7. abordar problemas reais com uma abordagem sistemática e metodológica.

Quais são as matérias do CBC de Medicina?

  1. CBC (Ciclo Básico Común)
  2. Química
  3. Introducción al Conocimiento de la Sociedad y el Estado
  4. Introducción al Pensamiento Científico
  5. Matemática
  6. Física e Introducción a la Biofísica (Es correlativa de MATEMÁTICA)
  7. Biología e Introducción a la Biología Celular (Es correlativa de QUÍMICA)

Durante a cursada são realizados 2 exames para cada matéria, as notas vão de 0 a 10.Para aprovar o CBC de medicina você deve cursar todas as matérias do mesmo e obter uma média de 7 (sete) pontos,  ou 6,5  que arredondado é igual à 7 (sete).

Se sua média esta entre 0 e 3,5 você esta desaprovado, deve cursar a matéria outra vez.

Se sua média esta entre 4 e 6 você deverá realizar um exame final.

Para aprovar o exame final você deve obter nota 4 (quatro) como mínimo.

O que é necessário para ingressar no CBC – Ciclo Básico Comum

Você precisará apresentar o certificado de espanhol nível intermediário no momento de sua inscrição no CBC – Ciclo Básico Comum. Será imprudente da sua parte começar a se preparar para o exame ao chegar aqui em Buenos Aires pois a matrícula no CBC ocorre 2 vezes por ano, no 1° semestre em Março e no 2° semestre em Agosto, ou seja, você pode comprometer sua matrícula se colocar essa prioridade em segundo lugar pois considere que para aprender um novo idioma leva tempo.

Confira abaixo a nota aplicada no site oficial da UBA sobre o requisito para estrangeiros que não possuem o espanhol como língua nativa.

Requisitos de ingreso para estudiantes no hispanohablantes:

Todos los estudiantes cuyo certificado de estudios de nivel secundario o superior universitario provenga de instituciones de un país no hispanohablante que quieran ingresar a la Universidad de Buenos Aires, deben acreditar al momento de la inscripción el nivel requerido del idioma español. Se podrá certificar el nivel de español a través de los siguientes exámenes: – SIELE (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española) modalidad S5 o modalidad Global B2. – CELU (Certificado de Español: Lengua y Uso) Intermedio o Avanzado – CEI (Certificado de Español Intermedio) Los mismos cuentan con una página web donde se podrán ver más detalles.”

UBA – Universidade de Buenos Aires

Caso queira saber mais sobre os certificados de espanhol supracitados acima, visite um de nossos artigos abaixo onde detalhamos tudo sobre os exames.

  1. Certificado de Español Intermedio (CEI)
  2. Certificado de Español Lengua y Uso (CELU)
  3. Siele (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española)

Dê o primeiro passo estando ainda no Brasil

Conquiste seu certificado de espanhol

Isso mesmo! É possível conquistar seu certificado de espanhol desde o Brasil e com isso garantir sua matrícula no CBC – Ciclo Básico Comum da UBA – Universidade de Buenos Aires.

E para esse primeiro passo queremos te ajudar em parceria com o iAEO – Instituto Aprender Espanhol Online, a escola de idiomas N° 1 da América Latina no ensino do espanhol a distância. O iAEO promove um ensino de qualidade aos seus alunos. A escola com com 5 professores Nativos da Argentina que estão disponíveis 12 horas por dia e você os encontra nas aulas ao vivo que acorrem diariamente iniciando-se às 09:00 da manhã e terminando somente às 22:00 da noite, e você pode fazer uma, duas ou quantas aulas ao vivo quiser no mesmo dia, de segunda a sexta-feita durante 12 meses. É uma verdadeira imersão diária na língua hispânica.

Mas não é só isso, tem muito mais!

Se é seu interesse aprender espanhol e aprovar em um dos principais exames de espanhol para ingressar no CBC – Ciclo Básico Comum da UBA preencha o formulário abaixo para receber o contato de colaborador do instituto. Ele te ajudará explicando como funciona a metodologia, nossos diferenciais, assim como valores e formas de pagamento.

Fontes de pesquisa:

  1. https://www.cbc.uba.ar
  2. http://www.celu.edu.ar/
  3. https://siele.org/
  4. http://www.idiomas.filo.uba.ar/

2 Comentários


  1. olá, sou brasileira e tenho interesse em cursar medicina em Buenos Aires. Vale ressaltar que já fiz um ao letivo numa escola da mesma, queria saber se isso facilita meu ingresso no quesito do idioma.

    Responder

    1. Oi Bianca,
      Na verdade não facilitará se ingresso na universidade, porém facilitará em sua aprendizagem, e com isso não precisará ficar meses estudando o idioma!
      Lembrando que a Universidade de Buenos Aires exige que seus alunos apresentem o certificado oficial nível b2 como doc. obrigatório para ingressar na carreira. Os Certificados aceitos são: CEI, SIELE e CELU.
      Espero ter ajudado!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *