Certificado de Español Lengua y Uso – CELU

Tempo de leitura: 4 minutos

Nesse artigo você vai saber:

  • O que é o CELU – Certificado de Español Lengua y Uso;

  • Qual valor, como e onde fazer o exame;

  • Quais são os requisitos para fazer o exame;

  • Informações importantes para quem realizará um intercambio educacional na Argentina;

Resolvi escrever esse artigo para eliminar dúvidas de centenas de pessoas que trafegam em nosso site diariamente, um assunto que tem ganhado repercussão depois que a Universidade de Buenos Aires oficializou a obrigatoriedade do espanhol para estudantes estrangeiros que não possuem o espanhol como língua materna. Muitos não  sabem, mas hoje é necessário apresentar o Certificado Oficial de Espanhol como documento obrigatório para ingressar não somente na Universidad de Buenos Aires, mas também na Universidad Nacional de Rosário – UNR e outras…

O que é o CELU – Certificado de Español Lengua y Uso

Resumidamente o CELU é um certificado de proficiência de espanhol como língua estrangeira que pode ser obtido por todos os estrangeiros que não tiverem o espanhol como primeira língua e quiserem validar sua capacidade de usar este idioma como segunda língua para âmbitos de trabalho e estudo.

O CELU é o único exame reconhecido oficialmente pelo Ministério da Educação e o Ministério das Relações Exteriores e também conta com a parceria da Universidad de Buenos Aires.

Qual valor, como e onde fazer o exame

O valor é simbólico comparado ao reconhecimento do certificado, esses são os valores de acordo com a tabela lançada no site oficial do CELU:

$ 1500 (pesos argentinos) na Argentina
R$ 160 (reais) no Brasil
€ 80 (euros) na Europa
2200 Bahts na Tailândia
180 SGD (Singapore Dollars) no Singapur
100 USD en Estados Unidos
900000 rial no Irã
4000 RUB na Rússia
AMD 15.000 en Armênia
70 libras na Inglaterra
157 levs na Bulgária
180 nis na Palestina

Os exames são aplicados regularmente duas vezes por ano, nos meses de junho e novembro, em todas as universidades parceiras e também em vários postos aplicadores no Brasil.

Para fazer o exame você precisa se inscrever preenchendo o Formulário de Matrícula disponibilizado no site oficial do CELU ou por seus respectivos parceiros. Geralmente as inscrições são abertas um mês antes do exame, então fique atento no site ou entre em contato com a secretaria da universidade que você realizará o exame.

deixo para você o link do formulário de inscrição com maiores informações.

Se você está prestes a realizar um intercâmbio educacional na Argentina, você poderá fazer seu exame na própria Universidade de Buenos Aires, para isso deixo o link do formulário de inscrição para você se inscrever e obter maiores informações ➜ Clique aqui para saber mais

Quais são os requisitos para fazer o exame

Podem fazer o exame do CELU somente pessoas que não tenham o espanhol como língua materna, os candidatos devem ter dezesseis anos ou mais e ter concluído o Ensino Médio

A única documentação requerida para prestar o CELU é o documento de identidade ou o passaporte. No momento da inscrição e no dia do exame deve ser apresentado o mesmo documento. O número do documento apresentado é aquele que constará no certificado final.

Excepcionalmente, se a língua materna do estudante é o espanhol, mas fez sua escolaridade em outra língua, poderá prestar o exame CELU apresentando documentação que garanta essa condição.

Informações importantes para quem ingressará na Universidad de Buenos Aires – UBA

A maioria dos brasileiros que se matriculam na UBA fazem o exame do CELU por ser uma recomendação da universidade e também por contarem com uma parceria, sendo assim possível realizar o exame na própria Universidade de Buenos Aires.

Porém, deixar para fazer o exame ao chegar aqui na Argentina é um risco, pois a reprovação poderá comprometer sua matrícula na Universidade, pois o CELU publicará o resultado somente dois meses depois da aplicação do exame.

Como mencionei acima, os exames são aplicados regularmente duas vezes por ano, nos meses de junho e novembro e o ingresso na Universidade de Buenos Aires acontece 3 meses antes das data dos exames do CELU, ou seja, você precisa chegar com o Certificado Oficial de espanhol em mãos caso não queira perder sua matrícula na Universidade ou também poderá chegar no mês de novembro para fazer o exame e se passar, ingressar em março do próximo ano na Universidade. Nesse caso você ficaria 4 meses aqui em Buenos Aires aguardando chegar o 1° semestre de março para ingressar na UBA.

Acredito que não seja um vantagem ao ponto de vista econômico e também ao ponto de vista lógico, pois correr o risco de reprovar não é legal! Aconselho buscar meios mais viáveis como por exemplo resolver toda essa questão desde o Brasil.

Com base nisso, quero concluir com a seguinte frase:

Se você realmente leva seus sonhos a sério, considere obrigatório iniciar seu intercâmbio educacional com o Certificado Oficial de Espanhol em mãos.

Um grande abraço, comente esse artigo dizendo se quais informações te ajudaram e compartilhe com seus amigos, tenho certeza que um dia eles te agradecerão um dia!