UBA – Universidad de Buenos Aires: requisitos para ingressar

Tempo de leitura: 10 minutos

ryxrf7b Z 600x338 - UBA - Universidad de Buenos Aires: requisitos para ingressar

Uma das instituições de ensino mais reconhecidas da Argentina é a UBA – Universidad de Buenos Aires, sendo também a que mais recebe brasileiros que vão ao país realizar um intercâmbio educacional. Conhecida como UBA, a universidade é uma instituição pública que fica localizada na capital Buenos Aires e é categorizada como gratuita, laica e livre.

A Universidad de Buenos Aires é hoje considerada a melhor instituição de ensino superior pública da Argentina, conforme o ranking da QS World University Ranking de 2020. Ela se destaca também por toda a América do Sul, sendo um dos nomes mais fortes por todo o continente. Isso se dá por conta da universidade possuir uma qualidade de ensino e infraestrutura exemplar.

Por isso, se você estudante de nacionalidade brasileira deseja iniciar seu sonho de cursar uma graduação na Argentina e deseja escolher a Universidade de Buenos Aires como sua instituição de ensino, veja agora tudo o que precisa saber sobre a UBA e quais são os passos que você precisa dar para começar de uma vez por todas esse sonho.

Tudo o que você precisa saber sobre a Universidade de Buenos Aires

Como já dito a UBA é uma das melhores universidades da Argentina e que recebe diversos estrangeiros por possuir um método de ingresso mais facilitado do que no Brasil, por exemplo, o fato de não existir vestibular e ser gratuita como destacamos acima.

Os cursos de graduação da Universidade de Buenos Aires são gratuitos, tanto para os cidadãos argentinos como para os estrangeiros e para ingressar é necessário ter concluído o Ensino Médio.

Como se inscrever

A inscrição deve ser realizada no CBC – Ciclo Básico Comum, que constitui o primeiro ciclo de estudos universitários para todos os cursos da Universidade de Buenos Aires.

Diferente do muitos saem falando pela internet, o CBC é considerado como como o primeiro ano da sua carreira acadêmica na universidade e tem um sentido orientador para que os alunos possam se comprometer realmente com um curso específico depois de um ano estudando, tendo a oportunidade de conhecer a universidade, laboratórios, ambiente de aula e claro a aplicação das várias especialidades da área escolhida. Na página web do CBC encontrará informação sobre as datas e lugares da inscrição, assim como a documentação que deve apresentar.

Documentações e requisitos para ingressar na universidade

Essas informações não são de difícil acesso, elas podem ser encontradas no próprio site oficial da Universidade de Buenos Aires. Vejamos a seguir:

Se você já concluiu o ensino médio e sua nacionalidade é brasileira, você deverá apresentar:

  1. Documento Nacional de Identidade argentino, o DNI ou seu documento de identidade, o RG.
  2. Certificado de estudo do ensino médio completo.

Se você tiver concluído seus estudos no Brasil, seu certificado deverá ser validado para que você possa prosseguir com seus estudos na Argentina, ou seja, LEGALIZADO no país de origem, AUTENTICADO pelo Ministério de Educação da República Argentina e acompanhado de toda a documentação acadêmica e de suas respectivas legalizações/apostilados realizados no país de origem.

NOTA: Não existe nota ou informações de qualquer universidade da Argentina dizendo não ser possível regulamentar e legalizar seus respectivos documentos sem a intermediação de terceiros, ou seja, é possível realizar a legalização de seus próprios documentos sem que você contrate qualquer uma empresa para tal.iAEO – Instituto Aprender Espanhol Online

Existem centenas de brasileiros que preferem resolver essas questões burocráticas por si mesmos, porém essa etapa poderá ser considerada difícil caso você nunca tenha feito isso antes ou até mesmo por conta do idioma espanhol, que também poderá ser um impedimento ao ter que resolver questões burocrática no Ministério de Educação da República Argentina.

De acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, compreender todo o âmbito linguístico do idioma no quesito interpretação e dissertação de forma fluída são características de alguém que possui o nível C1 no idioma espanhol. Contudo, considere-se estar no nível avançado para facilitar o máximo suas tramitações.

Após isso os próximos passos serão todos presenciais na sede da universidade. Há alguns procedimentos obrigatórios a serem tomados além da matrícula no CBC e apresentação dos documentos legalizados requeridos pela Universidade de Buenos Aires que é apresentar um dos certificados de proficiência em idioma espanhol aceitos pela UBA, para garantir que possui pelo menos em nível intermediário conhecimento suficiente para se comunicar e iniciar a carreira.

Referente a Universidade de Buenos Aires, isso se confirma na aprovação de uma cláusula da resolução do conselho superior nº 1197/2018 que diz:NOTA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BUENOS AIRES

“Artículo 35.- todos los estudiantes cuyo título de nivel secundario provenga de una institución sita en un país no hispanohablante deberán poseer un nivel mínimo de conocimiento y uso del español equivalente al nivel b2 del marco de referencia común europeo (MRCE). El postulante deberá acreditar el nivel de español requerido a través de cualquiera de las certificaciones otorgadas por la universidad de buenos aires.”

A cláusula diz que o estudante que possui o histórico escolar de qualquer país que não tenha o Espanhol como língua materna deverá possuir o nível B2 de proficiência na língua espanhola com base no marco de referência comum europeu. Para isso você pode realizar o exame de alguns dos seguintes certificados:

CEI – Certificado de Español Intermedio
cei espanhol 6 - UBA - Universidad de Buenos Aires: requisitos para ingressar

O CEI foi elaborado pela própria Faculdade de Filosofia e Letras da universidade e foi desenhado para avaliar a capacidade de falar, entender e escrever na universidade. O exame está divido em duas partes, parte escrita e parte oral. A parte escrita conta com uma atividade de compreensão oral, duas atividades de compreensão de leitura e duas atividades de produção de texto. A intensão dos docentes é fazer com que os candidatos se teletransportem para uma realidade do que eles enfrentarão como universitários na universidade.

SIELE – Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española)
banner siele - UBA - Universidad de Buenos Aires: requisitos para ingressar

O SIELE é um certificado eletrônico com reconhecimento internacional que certifica o grau de proficiência na língua espanhola através de 4 (quatro) provas: Compreensão de leitura, compreensão auditiva, expressão e interação escrita e expressão e interação oral. Assim como o exame do CEI o exame do SIELE também foi desenvolvido pela Universidade de Buenos Aires, o que significa que ambos certificados possuem a mesma estrutura laboral, porem são aplicados de modo diferente. O SIELE em tudo é gerenciado eletronicamente (inscrição, reserva, comunicações…) O que o torna o mais recomendado do mercado.

CELU – Certificado de Español Lengua y Uso
Exame do CELU - UBA - Universidad de Buenos Aires: requisitos para ingressar

O CELU também é um exame de proficiência, isto quer dizer que se propõe avaliar a competência linguística de pessoa. Então nele é levado em consideração o uso geral da língua com diferentes propósitos, sendo eles avaliar a Compreensão de leitura, compreensão auditiva, expressão e interação escrita e expressão e interação oral. Diferente do exame do CEI, o exame todo é feito em um único dia e no mesmo local.

O exame consiste num conjunto de atividades orais e escritas. A primeira parte avalia a adequação contextual e interativa, fluência, pronúncia e entonação, gramática, léxico; e segunda avalia a adequação discursiva, gramatical e léxica de conteúdo. Ou seja, o estudante lê e escreve textos aleatórios, escuta uma gravação de podcast e mantém uma entrevista de aproximadamente quinze minutos com dois professores que avaliam seu desempenho oral em Espanhol. Saiba mais clicando aqui.

Todos esses exames são meios de se conseguir o certificado mínimo exigido, você pode saber mais sobre todos eles clicando aqui. Após essa etapa do certificado todos os alunos que desejam ingressar na Universidade de Buenos Aires realizarão o CBC, que é obrigatório para nativos e estrangeiros de forma igual. A UBA oferece duas opções para realizar esse primeiro ciclo acadêmico que você pode conferir clicando aqui.

Por onde e como começar?

Realize um curso de Espanhol antes de iniciar esses processos, para que você tenha total garantia de que irá ter sucesso em cada etapa do método de ingresso da Universidade de Buenos Aires. E para isso que você conheça mais sobre o iAEO – Instituto Aprender Espanhol Online que proporciona uma proposta acadêmica de mergulhar para alcançar a fluência, veja a seguir:

instituto iaeo 1 - UBA - Universidad de Buenos Aires: requisitos para ingressar

O curso de Espanhol oferecido pleo iAEO é totalmente dinâmico e adaptado principalmente para quem deseja estudar na UBA. As aulas ao vivo com professores nativos da Argentina estão disponíveis 12 horas por dia e proporcionam interação em tempo real entre professores e alunos. Elas começam às 09:00 AM e vão até às 22:00 PM, podendo fazer uma, duas ou quantas aulas o aluno quiser no mesmo dia!

O aluno conta com uma plataforma de membros que contém mais de 200 videoaulas gravadas em alta definição que fazem referência desde nível básico ao nível avançado. Além de receberem também módulos preparatórios para os principais exames de Espanhol entre Brasil e Argentina, que são: SIELE, CEI e CELU.

Por isso, não perca mais tempo e preencha o formulário abaixo para obter mais informações a respeito de como começar ainda hoje seu curso de Espanhol e se preparar para alcançar seu sonho de estudar na Universidade de Buenos Aires com o Instituto Aprender Espanhol Online.

Referências e fontes confiáveis:

  1. Site oficial do Celu: https://www.celu.edu.ar/
  2. Site oficial do Siele: https://siele.org/
  3. Site da Faculdade de Filosofia e Letras da UBA: http://idiomas.filo.uba.ar/
  4. Guia prático para candidatos estrangeiros UBA: http://www.uba.ar/internacionales/contenido.php?id=430&lang=pt
  5. Site oficial do Instituto Aprender Espanhol Online: https://aprenderespanholonline.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *