Certificado de Espanhol UBA – Universidade de Buenos Aires

Tempo de leitura: 9 minutos

Nesse artigo vai saber:

Porque a UBA está exigindo o Certificado de Espanhol Intermediário; 

Passo-a-passo para conseguir o Certificado Oficial Nível B1; 

O que vai cair na prova de nivelamento do CELU; 

Como fazer a prova desde o Brasil; 

Porque você deve começar estudar espanhol a partir de agora;

Como e onde se preparar para a prova de nivelamento;

Certificado de Espanhol UBA

Recentemente a UBA oficializou a nota cuja qual vinha procrastinando a mais de dois anos, “a obrigatoriedade do espanhol para estrangeiros que não possui o espanhol como língua materna”.

Leiam parte da Nota Oficial:

Todos los estudiantes cuyo certificado de estudios de nivel secundario o superior universitario provenga de instituciones de un país no hispanohablante que quieran ingresar a la Universidad de Buenos Aires, deben acreditar como nivel mínimo de español el equivalente al nivel B1+, según el Marco Común Europeo de Referencia (MCER). (Resolución C.S. N° 3836/11)

Sim, agora é obrigatório apresentar o Certificado Oficial de Espanhol Nível B1 como documento obrigatório para ingressar na Universidade, caso contrário sem chance! Muitos consideram que a UBA está exigindo o espanhol para dificultar o ingresso dos estrangeiros na Universidade, mas não é verdade! Essa nota foi aprovada pelo corpo docente da universidade justamente para que não hajam tantas reprovações no CBC e UBAXXI, ou seja, é para o bem!

Porque a UBA está exigindo o Certificado de Espanhol Intermediário

Veja bem! Cerca de 80% dos brasileiros que iniciam um Intercâmbio Educacional na Argentina reprovam nas matérias do Ciclo Básico Comum (CBC) e UBAXXI.

Na maioria das universidades as provas são divididas em três partes diferentes: oral, escrita e múltipla escolha, se o aluno não dominar a pronunciação e a gramatica dificilmente ele conseguirá boas notas.

O grande problema é que a maioria dos brasileiros deixam para aprender espanhol quando chegam aqui em Buenos Aires, sendo que eles precisarão se dedicar 100% aos estudos da faculdade.

Isso acontece com a maioria dos brasileiros, chegam aqui pensando que terão boas experiências correlação a aprendizagem de uma nova língua, tendo que focar nos estudos ou até mesmo trabalhar para se manter, não é simples! Tenho muitos amigos brasileiros que desistiram do sonho de estudar Medicina na Argentina devido a pressão psicológica e despreparo cultural, então considere que a UBA está cobrando o certificado de espanhol intermediário:

  • Para que você possa entender o que será falado em sala de aula;
  • Para que você possa se expressar com fluidez no momento em momentos oportunos em sala de aula;
  • Para que você possa desenvolver textos em espanhol através de uma gramática perfeita;

Passo-a-passo para conseguir o Certificado Oficial Nível B1

O primeiro passo é estar preparado para fazer a prova, se você ainda não se preparou você pode se preparar através do nosso curso de espanhol online, clique aqui para saber mais e comece se preparar agora mesmo!

O segundo passo depois de se preparar é escolher qual exame dentre os quatros aceitos pela Universidade que são el Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española (SIELE), el Certificado de Español Intermedio (CEI) o el Certificado de Español Lengua y Uso (CELU) y el Diploma de Español como Lengua Extranjera (DELE).

O terceiro passo é realizar sua respectiva inscrição através do site que você fará o teste de nivelamento que são eles: www.siele.orgwww.celu.edu.arwww.idiomas.filo.uba.arwww.dele.org.

Os exames são realizados duas vezes por ano, nos meses de junho e novembro, em todas as universidades parceiras e em diversos locais do Brasil, sim! é possível fazer essa prova no Brasil.

O que vai cair na prova de nivelamento do CELU

Considere essas questões no dia da prova: Compreensão de leitura; Compreensão auditiva; Exercícios de transcrição; Exercícios de expressão e interação escrita; Exercício de expressão e interação oral.

O CELU lançou um boletim dizendo como é a prova e seu formato, justamente para não ter justificativas no dia da prova, veja abaixo:

El examen CELU consiste en una prueba en la que el estudiante lee y escribe textos de distinto género, escucha una grabación de la radio y tiene una entrevista de quince minutos con dos profesores que evaluarán su desempeño oral en español. Todo el examen se resuelve en un día. Cualquier variedad dialectal del español que utilicen los postulantes les permitirá comprender tanto las consignas como los textos presentados en el examen. Se trata de un solo examen, y el nivel que se acredite estará dado a partir del desempeño de cada candidato.

El examen presenta un conjunto de actividades orales y escritas. Las primeras comprueban la adecuación contextual e interactiva, fluidez, pronunciación y entonación, gramática, léxico; las segundas valoran la adecuación discursiva, gramatical y léxica de contenido. Se evalúa el dominio de la lengua en su uso académico, laboral o informativo.

A prova é dividida em duas seções, oral e escrita, em ambas você terá que ler, escutar, conversar e escrever, sendo que na parte escrita você terá de 15 a 20 minutos para ler textos breves e conversar sobre eles e cerca de 3 horas na parte escrita para ouvir textos orais, ler e produzir textos escritos.

Como fazer a prova desde o Brasil

Há muitas pessoas passando informações erradas acerca disso dizendo não ser possível realizar a prova no Brasil, mas sim, é possível desde que você se desloque até o local da prova, tendo a vezes que viajar para fazê-la dependendo do local onde você reside, mas vale a pena! Com isso, você poderá realizar essa prova e já garantir seu certificado oficial de espanhol antes mesmo de iniciar seu Intercâmbio Educacional, isso é perfeito!

Para fazer a prova no Brasil você precisa primeiramente pesquisar quais são as entidades que oferecem essa condição e ver qual o local mais próximo de sua casa. Para adiantar o seu lado resolvi fazer essa pesquisa para você. Veja abaixo os sites onde você pode pesquisar o local mais próximo de sua residência.

DELE – Diploma de Español como Lengua Extranjera

CELU – Certificado de Español Lengua y Uso

SIELE – Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española

A pesquisa é muito simples, basta adicionar o País, Estado e Cidade que você encontrará o local mais próximo de você.

Porque começar estudar espanhol a partir de agora?

Se você ainda não realizou seu intercâmbio educacional, você possui a vantagem de iniciá-lo com seu certificado oficial em mãos e não terá que se preocupar com isso ao chegar aqui em Buenos Aires, podendo assim se dedicar 100% no que você realmente precisará se dedicar, seus estudos na universidade.

Por mais que você faça a prova ao chegar aqui em Buenos Aires, você se sentirá capaz, descantando o risco de reprovar e comprometer sua matrícula na universidade.

Você não precisá passar noites em claro buscando materiais de estudo em fontes desconhecidas para aprender espanhol, e ainda correr o risco de ficar preso no portunhol por não seguir uma metodologia de ensino.

Se seu objetivo é conseguir trabalho logo ao chegar aqui em Buenos Aires, o espanhol é obrigatório para você, pois muitas empresas argentinas buscam brasileiros que dominam ambas línguas para trabalhar em áreas de atendimento e traduções com uma média salarial de 10.000 mil a 15.000 mil pesos, isso equivale a média salarial aqui na Argentina.

Como e onde se preparar para a prova de nivelamento

Usarei uma Nota aplicada pela própria secretaria de educação do Certificado de Español Lengua y Uso (CELU) como base para explicar mais sobre esse assunto.

foi publicado em seu próprio site na seção de perguntas e respostas:

¿Hay material para preparar el examen?

Por tratarse de un examen de competencia general, no se indica un curso específico o un libro de contenidos para prepararse para el examen. El material que se entrega o se difunde en el sitio es para conocer el examen. La preparación de este examen supone cursos de español en los que se haga hincapié en el uso de la lengua, tanto oral como escrita.

Ou seja, por se tratar de um exame de conhecimentos gerais eles não recomendam livros ou cursos específicos de espanhol para se preparar para o exame, porém recomendam cursos de espanhol cujo o qual trabalha o uso da linguagem, oral e escrita.

Se você deseja se preparar para fazer esse exame podemos te ajudar.

Hoje contamos com uma estrutura online onde disponibilizamos cerca de 150 videoaulas gravadas em HD seguidas por uma metodologia aplicada a mais de 10 anos para brasileiros que desejam estudar na Argentina ou em qualquer País hispanohablante.

Trabalhamos o uso da linguagem oral e escrita, além das videoaulas o aluno ainda tem direito de fazer aulas ao vivo com seu professor para treinar sua pronunciação.

Entendemos que o tempo de um estudante aqui em Buenos Aires é muito corrido, com isso utilizamos uma plataforma de membros totalmente responsiva, lhe dando o conforto de  fazer o curso onde e quando você quiser.

Já ajudamos centenas de alunos a alcançarem a fluência no idioma e conquistar seus objetivos.

Faça sua inscrição em nosso site e comece a estudar agora mesmo! Clique aqui para saber mais informações a respeito ou até mesmo conversar com um consultor.

Espero ter te ajudar com essas informações! Comente abaixo suas principais dúvidas sobre o assunto que te responderemos com muito prazer!

Um abraço e até a próxima!